História do Violino

Acredita-se que o violino se originou na Itália no início de 1500. Acredita-se ter evoluído da rabeca. Outros dizem que o violino pode ter evoluído da lira de braccio, instrumento do período da Renascença. A viola, também está intimamente relacionada a violino.
Andrea Amati, é conhecido por ter fabricado e desenvolvido o violino. Andrea foi aprendiz na fabricação de alaúde, em 525, ele tornou-se mestre na fabricação do instrumento.
Entre os primeiros fabricantes de violino estão: Gasparo da Salò e Giovanni Maggini, ambos italianos, mas foi durante os séculos 17 e início de 18 que a arte do violino atingiu o seu pico. Os italianos Antonio Stradivari e Giuseppe Guarneri, bem como o austríaco Jacob Stainer são os mais notáveis durante este período. Stradivari foi um aprendiz de Nicolo Amati, neto de Andrea Amati.
No início, o violino não era popular, de fato, foi considerado um instrumento musical de baixo status. Mas por volta de1600 se tornaram bem conhecidos. Compositores tais como Claudio Monteverdi utilizavam o violino em suas óperas, assim, o status dos violinos aumentou. O prestígio dos violinos começou a aumentar durante o peíodo barroco, tornando-se notável nas mãos de músicos célebres como Antonio Vivaldi e Johann Sebastian Bach.
Por meados do século 18, o violino teve um lugar vital em conjuntos de música instrumental. No século 19, o aumento da fama dos violinos seguiu nas mãos de violinistas virtuosos como Nicolò Paganini e de Pablo Sarasate. No século 20 o violino alcançou novas alturas, tanto em aspectos técnicos quanto artísticos. Isaac Stern e Fritz Kreisler são alguns dos ícones conhecidos desta época.
Fonte: http://www.todosinstrumentosmusicais.com.br/fotos-do-instrumento-violino.html