O que são instrumentos musicais?


Um instrumento musical é um objeto, construído com o propósito de produzir música. Os vários tipos de instrumentos podem ser classificados de diversas formas, sendo uma das mais comuns a divisão de acordo com a forma pela qual o som é produzido.

O estudo dos instrumentos musicais designa-se por organologia.

A data e a origem do primeiro aparelho considerado como instrumento musical é objeto de debates. Os arqueologistas tendem a debater este assunto referindo a validade de várias evidências como artefatos e trabalhos culturais.


Instrumentista é um músico que toca algum instrumento. Observação: Pode soar estranho mas, na verdade, nem todos os músicos são instrumentistas (também chamados de concertistas, na música erudita). Alguns músicos seguem uma carreira sem tocar nenhum instrumento, como a de: Bibliotecário; Terapeuta Musical; Engenheiro de Som; Produtor Musical; Historiador; Professor; Direito Musical; Jornalismo em Música; Empresário; Disc ou Vídeo Jockey; Diretor de Programação; Designer de Software ou Hardware de Música; etc.

Até mesmo o Compositor pode saber tudo sobre os instrumentos, mas não tocar nada. Estes não são intérpretes, mas os maiores estudiosos acadêmicos no campo da Música, apesar que podem encontrar-se noutras especializações.



Classificação dos instrumentos musicais


Existem muitas formas de classificar os instrumentos musicais, cada uma delas se presta melhor para cada finalidade. Existem classificações que levam em conta os conjuntos instrumentais tais como orquestras. Um exemplo é a classificação dos instrumentos da orquestra sinfônica que divide os instrumentos em cordas, sopros (subdivididos em madeiras e metais) e percussão.




Alguns instrumentos de cordas


Violino

Contrabaixo

Os instrumentos de cordas


Nos instrumentos de cordas, o som é produzido pela vibração de uma corda, quando esta é friccionada ou percutida. Esta vibração é geralmente amplificada pois a maioria destes instrumentos apresenta uma caixa de ressonância. Exemplos deste tipo de instrumentos são o violino, a viola, a guitarra ou o contrabaixo. A qualidade sonora destes instrumentos depende da combinação entre as cordas utilizadas e a caixa de ressonância que na maioria das vezes é feita em madeira.

Alguns instrumentos de sopro

Saxofone

Flauta transversal

Os instrumentos de sopro


Os instrumentos de sopro são usualmente constituídos por tubos e o som é produzido pelo movimento do ar que se encontra no seu interior. Os diferentes sons relacionam-se com o comprimento da coluna de ar movimentado. São exemplos de instrumentos de sopro, as flautas, o saxofone, o clarinete ou a trompa.


Alguns instrumentos de percussão

Tambores

Bateria

Os instrumentos de percussão

Neste tipo de instrumentos, o som é produzido pela vibração de uma membrana ou de uma superfície. Esta oscilação pode ser provocada pela mão ou com a ajuda de baquetas, que podem ser de plástico ou de madeira. Exemplos deste tipo de instrumentos, são os tambores, as baterias, os xilofones ou os adufes.


Referências: Instrumento musical

Fonte: http://www.explicatorium.com/cfq-8/tipos-instrumentos-musicais.html

Posts Em Destaque
Arquivo
Siga

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a Sexta: 9h às 12h / 13h30 às 18h30

​Eventualmente aulas à noite (a combinar)

ENDEREÇO

Rua Castro Alves, 117 - Bairro Petrópolis

Passo Fundo - RS

Telefone: (54) 3313.1382

 

fmescolademusica@gmail.com

  • Facebook Social Icon

© 2020 por FM Escola de Música - Fabíula Mugnol.